Como se tornar um digital influencer
Se tornar um digital influencer é um dos maiores sonhos da nova geração. Entretanto, pouco se sabe sobre essa nova profissão que vem conquistando o coração de tantos brasileiros. O Brasil é o segundo país que mais utiliza o Instagram ficando atrás somente dos EUA, além disso é o segundo que mais consome vídeos no Youtube, sendo assim um dos melhores países para essa profissão.
É claro que se tornar um digital influencer não é assim tão fácil e exige muita responsabilidade. Você se tornará um porta-voz e como formador de opinião terá que tomar cuidado com tudo o que diz e como diz.
Por onde eu começo?
O Instagram (assim como todas as outras redes sociais) está mudando todos os dias e por isso você precisa estar sempre acompanhando o seu mercado com muito cuidado! Entretanto, aqui vai uma lista basicamente universal para você começar:
- Escolha um assunto que você goste muito! É importante que você goste a ponto de produzir conteúdo sobre isso por um bom tempo e ainda possa ensinar alguma coisa aos outros.
- Lembre-se sempre que não existe mais essa separação entre offline e online, seja quem você é. Portanto, as pessoas vão perceber caso você finja ser alguém que não é
- Ser influenciador é uma profissão, mas não é como todas as outras. Se pergunte o porque você deseja fazer isso, se a resposta for fama não é para você.
- Você está disposto a trabalhar em equipe? Além das collabs com outros influenciadores (super necessárias), você também terá de trabalhar em equipe com as Marcas.
- Você sabe com quem está falando? É importante conhecer a sua audiência
- Estudos! Tenha em mente que quanto mais você entender sobre o algoritmo, dados, relacionamento, marketing, fotografia, mais fácil vai ser a sua jornada.
É claro que com o tempo as coisas vão ficando cada vez mais corridas e você também precisará contratar alguém para ajudá-lo. Porém no começo terá que dar conta de fazer tudo sozinho, você será seu assessor, fotógrafo, editor…
Quais redes sociais eu preciso ter?
A rede que mais fecha negócios é o instagram e por isso ele é obrigatório, mas dependendo do seu conteúdo existem outras redes estratégicas:
- Youtube: Perfeito para engajar com o público
- Medium: Você precisa de um texto mais longo? Esse é o lugar
- Tiktok: O queridinho da nova geração, ele produz vídeos curtinhos
- Twitter: Ainda é o melhor comunicador e possui um ecossistema totalmente próprio.
Lembre-se de considerar o local onde a sua audiência está. Pois, isso é super necessário quando falamos sobre ser visto e ter mais de uma opção.