Now Reading
O que é um mídia kit e por que ter um?

O que é um mídia kit e por que ter um?

Todo influenciador, blog ou canal de comunicação digital deve ter seu próprio Mídia Kit atualizado. Em resumo ele serve como um currículo digital com todos os seus dados de audiência, informações sobre você e algumas coisas que você poderá conferir abaixo:

O que é um mídia kit?

Mídia kit (ou ainda media kit) é um documento que toda empresa, blog, veículo de comunicação ou pessoa pública deve ter no caso de vender espaços publicitários (aqui entra o famoso publi post, stories…).

Um bom Mídia Kit, além de ter um design único, deve contar com informações detalhadas que permitam a empresa planejar campanhas e conhecer o seu público alvo.
Por que ter?

A grande maioria das empresas solicita o Midia Kit antes de fechar uma parceria. Ele serve para conferir seus números, dados demográficos e verificar se você é o perfil mais indicado para aquela campanha publicitária. Também serve para identificar sua personalidade, valores e trabalhos anteriores.

Ele transmite profissionalismo e também te poupa muitos e-mails! Além disso ajuda as empresas contratantes a planejar melhores campanhas de forma mais assertiva, e a pensar em novas possibilidades e aberturas que tenham ligação com a sua audiência.

O que meu Mídia Kit precisa ter?

  1. Dados dos Insights/ Números das mídias sociais
  2. Dados Demográficos da sua audiência
  3. Melhores comentários nas suas publicações
  4. Melhores mensagens privadas
  5. Visualizações e interações nos seus stories
  6. Parcerias e cases anteriores
  7. Dados de visualização dos vídeos (no caso do Youtube)
  8. Tabela de preço para as mídias
  9. Falar um pouco sobre você
  10. Informações para contato

Não precisa ser necessariamente nessa ordem, mas precisa conter estas informações!
Se você trabalha com mais de uma rede também precisa inserir as informações e valores dela!

Destaque-se!

É muito importante que você foque nos seus pontos fortes e sempre adapte seu mídia kit para cada empresa/projeto.

Inclua pontos como: o interesse da sua audiência pelo produto/segmento da marca, quais são os seus diferenciais e como você exibirá essa publicidade.

Colocar valor ou não?

Isso é um caso que depende muito, mas o que você pode fazer é colocar uma tabela com preços que você tenha possibilidade de negociar com a marca.

Também é muito bacana apresentar pacotes para um relacionamento mais a longo prazo com as empresas, essa prática vem crescendo muito e é muito vantajosa para ambas partes principalmente pela construção de Storytelling

Como enviar meu mídia kit?

O mídia pode estar em tamanho A4 (tamanho padrão) ou como uma apresentação de slides que pode ser feita no PowerPoint, google apresentações ou até mesmo no Canva. Também pode ser interessante contratar um designer para fazer uma apresentação mais elaborada à tornando mais profissional. O ideal é que ele seja enviado em pdf por email para a marca/empresa que você deseja fechar uma parceria.

É importante lembrar que, junto com seu perfil do instagram, será seu primeiro contato da marca. Erros de português e uma má seleção de fotos possam prejudicar a imagem que você deseja passar para a marca.

Esperamos que esse blog post possa ajudá-lo a desenvolver o seu mídia kit e obter o melhor desempenho possível, caso tenha quaisquer dúvidas entre em contato conosco via direct!

Saiba Mais: https://www.canva.com/pt_br/modelos/apresentacao/

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.