Now Reading
Storytelling através das redes sociais: Por que sua marca deve fazer?

Storytelling através das redes sociais: Por que sua marca deve fazer?

Não há forma mais barata, consistente e com maior alcance para a construção de um Storytelling do que as redes sociais. Story, foi esse o nome escolhido pelo Instagram para uma de suas ferramentas mais importantes, o motivo não foi a toa. A construção de uma história é um aliado importante na hora da decisão de compra, afinal
quantas vezes trocamos uma marca que já conhecemos e temos conexão por uma totalmente nova e diferente? A sua marca precisa fazer parte do cotidiano do seu consumidor.

● Comunicar exatamente o que a sua marca é: valores, missão e propósito
● Engajar o consumidor na sua narrativa
● Oferecer uma experiência, além de uma compra diferenciada
● Construir um relacionamento a longo prazo
● Aumentar a geração de leads para sua empresa

A melhor forma de convencer alguém de algo, criar um relacionamento ou causar algum pequeno impacto é lhe contando uma história.

Presença nas redes sociais

“Quem não é visto, não é lembrado.”

Nós consumimos muitas informações o tempo inteiro e rapidamente algo que era novidade se torna totalmente ultrapassado. Portanto, estar sempre se comunicando com seu cliente é um fator muito importante e decisivo, temos como grande exemplo a Netflix que interage constantemente com seus seguidores nos canais sociais.

Uma marca relevante nunca se esquece por conta de sua presença ativa nas redes sociais e temos outros segmentos que vão pelo mesmo caminho como o Magalu e o Nubank. Essas empresas estão dominando seus segmentos e se tornando Top of mind por consequência de suas presenças digitais.

Qual a narrativa da sua marca?
Você conhece a história da sua marca, ou melhor, as histórias? Os produtos, dos fundadores, da instituição… Como você pode contá-las de uma forma atraente? O Airbnb preparou um vídeo super interessante que conta uma de suas histórias durante o ano novo:

[https://www.youtube.com/watch?v=5yDQIhrX5_0]

Para preparar a sua própria narrativa, preparamos uma espécie de checklist:

● Qual o sentimento que você quer passar?
● Que história possui esses elementos?
● Como você quer impactar as pessoas ou que pequena transformação você quer
gerar?
● Como isso muda a visão sobre a sua marca?

Depois de ver todos esses passos, provavelmente você conseguirá desenvolver um trabalho maravilhoso que seja capaz de conectar seus consumidores. Finalmente, como fazer isso? Poderíamos dizer que tendo frequência e consistência, é importante que você saiba comunicar corretamente a sua história. Escolha elementos e aproveite as oportunidades de acontecimentos do mercado para contar sua própria experiência.

Uma estratégia muito bacana também é envolver o seu consumidor dentro do backstage do produto, mostrar para ele a humanização, a rotina da sua empresa, quem faz aquele produto? Como ele pode se conectar ativamente com aquilo?

Além disso, também pode ser útil perguntar aos seus consumidores o que eles gostariam de ver no produto, pedir feedbacks e até mesmo convidá-los a co-criar um produto exclusivo e temático para engaja-los com a marca.

O Story do Instagram é uma das ferramentas mais utilizadas para contar essa história, pedacinho por pedacinho. Entretanto, existem também outras opções como IGTV e vídeos no Youtube. É sempre importante estudar o seu público para saber quais redes eles utilizam ativamente e assim obter os melhores resultados usando as mídias sociais.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.