Now Reading
Como os influenciadores mudaram o mercado

Como os influenciadores mudaram o mercado

São milhares de reais investidos em 15 minutos no horário nobre da televisão, outros milhares em revistas e jornais. Isso que nem tínhamos como garantir que aquele público tão diferente gostaria do produto anunciado. Quantas vezes você perguntou para um amigo ou conhecido o que ele pensava sobre tal produto? Ou quantas vezes você se consultou com o mesmo médico por indicação de algum conhecido? Com certeza muitas.

E se você pudesse ter sempre recomendações de amigos e pessoas em quem você confia? Foi isso que os influenciadores digitais fizeram pelo mercado, e possibilitaram divulgar um produto ou serviço através de milhões de pessoas por um valor MUITO menor do que o horário nobre da televisão.

● Alcance
● Valor agregado
● Confiabilidade
● Relacionamento
● Comunicação de via dupla

São esses os principais pontos que os influenciadores criaram, além de claro: a produção de conteúdo.

Relacionamento
O relacionamento com pessoas é ponto mais importante quando falamos sobre influenciadores.
Um relacionamento verdadeiro com a audiência causa impacto e influencia na decisão de compra.
Os influenciadores digitais criam com sua audiência uma relação semelhante à que temos com nossos amigos mais próximos. Uma pesquisa realizada pelo Google diz que os influenciadores estão em 3º lugar na lista de pessoas que consultamos antes de comprar algo.

Além disso, eles podem criar também um relacionamento a longo prazo com a sua marca e projetar isso nos seguidores, gerando um ótimo brand awareness.

Valor
Outro fator que os influenciadores mudaram no mercado foram os valores cobrados por uma ação de Marketing. O preço é muito menor que as mídias tradicionais e traz resultados maiores e de melhor segmentação. Segundo o Influencer Marketing Hub o marketing de influência gera um retorno médio de US$ 7,65 para cada dólar investido. Em outros casos, o ROI chega a ser de 20 dólares para cada 1 gasto. Existem influenciadores de diversos tipos e tamanhos e por conta disso os preços variam. A grande maioria não chega a custar 200 reais para promover uma ação.

Comunicação de via dupla
Outra coisa incrível que os influenciadores e a internet nos possibilitaram é não ter mais uma comunicação unilateral. O que tem sido importantíssimo para o desenvolvimento de campanhas. Hoje temos opiniões positivas e negativas o tempo inteiro e isso cria uma espécie de termômetro, além de aproximar as marcas de seus consumidores de uma maneira verdadeira .

Com as redes sociais as marcas não precisamos fazer apenas propagandas de interrupção (como comerciais) que geram desconforto no público, é possível fazer com que a publicidade chegue de forma mais natural, vindo de nossas próprias redes ou através de um criador de conteúdo.

Confiabilidade
Tendo uma relação mais estreita, e indicado por um “amigo” a confiança aumenta na hora de realizar alguma compra. Segundo o Google 76% dos adolescentes dizem ser mais influenciados por creators do que por celebridades da televisão. O relacionamento que os creators/influenciadores criam com a sua audiência acaba por
trazer uma confiança semelhante a que sentimos por amigos e familiares. Sendo assim, as recomendações feitas por esse influencer passam a ter uma importância genuína.

Alcance
Com certeza existe um influenciador perfeito para o tipo de campanha que sua empresa está planejando. Além de cobrarem menos que grandes veículos de mídias como a televisão, são muito mais assertivos e muitos alcançam MILHÕES de pessoas. Com isso é possível gerar um retorno imenso sobre seu investimento.

Por fim, podemos concluir que os influenciadores mudaram o mercado de uma forma inimaginável há 7 anos atrás e que o movimento está apenas começando.

 

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.