Now Reading
O que é Google Analytics?

O que é Google Analytics?

O que é Google Analytics?

Google Analytics é uma ferramenta online providenciada pelo Google, a qual deixa você ter acesso a todas as informações sobre o seu site e como as pessoas estão interagindo com o conteúdo do seu blog/site.

Existe algum custo para usar o Google Analytics?

A versão básica do Google Analytics é completamente gratuita. Mas existe uma versão Premium que você precisa pagar para utilizar, porém a versão básica já é o suficiente para qualquer blog.

Como eu faço para instalar?

Você vai precisar abrir uma conta e configurar com um código de rastreamento. Instruções estão disponíveis aqui: Google Analytics Setup

Que tipo de informação o Google vai me dar?

A quantidade de informações disponíveis no site do Analytics é imensa, algumas informações como:

  • Quantas pessoas visitaram o meu site por dia, semana, mês, etc;
  • De qual país vieram essas visitas;
  • Quais foram as páginas mais visitadas e por quanto tempo essa pessoa ficou por lá;
  • Quantas pessoas recuperaram logo de saída;
  • Quantos foram os visitantes novos e visitantes que retornaram;
  • Como essas pessoas chegaram até o site: por links, sites ou digitando seu URL;
  • Quais os termos as pessoas usaram para chegar até o seu site;

E muito mais…

 

Isso parece ser uma ferramenta super legal, mas como essa ferramenta poderia ajudar no crescimento do meu blog/site?

Com o Google Analytics você pode detectar quais são os post mais populares e isso pode te ajudar a focar mais nesse tipo de post e tópicos, e se os seus seguidores te visitam todos os dias por causa desse estilo de post, e mais: que essas pessoas irão curtir e dividir os seus post nas redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook, e esses mesmos leitores acabarão avisando os seus amigos dessa rede social. O Analytics também pode te ajudar a monitorar quando os seus seguidores visitarem o seu site depois de um tweet ou de algum comentário postado no Facebook. Se você se armar com essa tecnologia do Google, essa ferramenta pode ser de muita ajuda para usar as redes sociais mais efetivamente.

ATENÇÃO: Ele é viciante!

O Google Analytics possui também uma ferramenta que se chama tempo real. O tempo real lhe informará “ao vivo” sobre as pessoas que estão no seu site e de onde elas estão vindo, por parte do mundo, estado e cidade. É super interessante assistir esse tempo real no seu site, especialmente quando você manda um e-mail e esse e-mail atrai os seus leitores de volta para o seu site, e você pode ver em tempo real toda essa interação.

Você pode encontrar mais informações no Google Analytics Help Page

 

Você usa o Google Analytics? Se você ainda não tem uma conta com o Analytics, então está na hora de você providenciar uma.

 

 

 

 

 

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.