Now Reading
FIM DOS LIKES: COMO ISSO IMPACTA O MERCADO DA INFLUÊNCIA DIGITAL?

FIM DOS LIKES: COMO ISSO IMPACTA O MERCADO DA INFLUÊNCIA DIGITAL?

Esse mês o instagram declarou a ocultação dos likes, teste que já tinha sido realizado no Canadá durante o começo do ano. Agora os likes ficam disponíveis somente para os donos da publicação, essa atualização impactou diretamente muitas pessoas, entre elas, principalmente criadores de conteúdo e marcas.

Muito se especulou sobre ser o “pesadelo dos influenciadores” o que não é realidade. Entretanto, um fato inegável é que essa medida dificulta totalmente o mapeamento manual de influenciadores pelas empresas e o estudo de desempenho dos conteúdos na área.

Portanto, agora mais do que nunca todos os influenciadores devem ter mídias kit (ou medias kit) atualizados. Por conseguinte, os profissionais responsáveis pela contratação terão de ler inúmeros documentos para finalmente conseguir fazer a seleção.

Muitas coisas aconteceram em decorrência dessa nova atualização do instagram, confira algumas delas:

Prints das métricas da postagem mostrando os likes

Assim como era feito com salvamentos e compartilhamentos, os influenciadores começaram a postar também um print dos likes, como foi noticiado pela Revista Época.

De certa forma essa medida ainda é necessária por conta da falta de amadurecimento do mercado. Visto que, muitas marcas ainda medem sucesso de campanhas pelo número de likes que a postagem recebeu.

Mas também, é uma forma de prova social. A realidade é que a maioria dos influenciadores e marcas demorarão a se acostumarem com o novo contexto.

Ferramentas de análise online serão afetadas

O instagram não possui APIs liberadas para isso, o que significa que assim que os likes também forem ocultados no desktop as plataformas de análise de engajamento serão prejudicadas. Entretanto, se o instagram liberar APIs tudo continuará normalmente.

Somente plataformas com acesso ao login do usuário serão capazes de mensurar os dados de engajamento e desempenho das contas.

Dificulta a análise competitiva

Além dos comentários a outra métrica que tínhamos disponível para verificar se um tipo de postagem performou bem em outra conta era os likes. Dessa forma, será muito mais trabalhoso analisar todos os comentários para realizar a análise competitiva ou fazer curadoria de conteúdo sequer.

Nesse cenário, não somente criadores de conteúdo, mas também empresas e agências serão prejudicados.

Uma nova guerra pelo número de seguidores

Não é de hoje que as pessoas compram seguidores ou são medidas de acordo com esse número no instagram. Entretanto, essa nova atualização pode voltar a dar peso para essa métrica.

Será necessário que tanto marcas, quanto influenciadores se conscientizem. Como marca, você deve focar no Brand Awareness. Como influenciador, você deve focar na relação que você tem com o seu público.

Dessa forma, podemos concluir que, os likes estão longe do fim. Entretanto, cada dia mais a privacidade se mostra importante e necessária para o público, tornando assim mais complicado de fazer análises competitivas. Por conseguinte, essa é uma tendência que vai aumentar cada vez mais, principalmente nas redes do Mark Z, que já teve escândalos de privacidade anteriormente com o Facebook.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.