Now Reading
Como abordar parcerias? – Consiga fechar as melhores parcerias com essas dicas!

Como abordar parcerias? – Consiga fechar as melhores parcerias com essas dicas!

Essa é uma pergunta que recebemos muito em nossas redes “Como devo abordar parcerias?” (inclusive se você não nos segue está perdendo muito conteúdo!). É necessário entender que a abordagem começa muito antes de você enviar um email ou um direct para a marca.

Vem com a gente que você vai entender o porquê!

 Pilares de uma boa parceria

Quais são as coisas que precedem a abordagem? O que é necessário para ter uma boa parceria?

  1. Utilização real da marca
  2. Relação ganha-ganha
  3. Objetivos definidos
  4. Métricas reais

Mas não é só entrar em contato por direct, trocar produtos e já era? Não! Parcerias envolvem relacionamentos e isso é algo bem complicado.

Pensamento a longo prazo

Tudo que for feito para resultados imediatos vai dar errado. Você pode perder muito mais aceitando um publi de R$50,00 hoje, que não tenha ligação com a sua audiência e seja um produto ruim, do que negando e preservando seu nome e reputação.

É necessário lembrar que você também é uma marca. Relacionamentos funcionam a base de confiança e se não for preservada então poderá indicar o que quiser e não obterá retorno para a empresa.

Utilização real da marca

Quando você divulga algo em suas redes para a sua audiência, não só está colocando o nome da marca em jogo, mas o seu próprio nome. Portanto, não se deve indicar aquilo que você não testou e mais do que isso, não deve indicar algo que você não utilize verdadeiramente, esse é um compromisso que você deve ter com a sua audiência.

Não se esqueça que você compartilha todos os dias a sua rotina, seus gostos e preferências. Eles sabem o que você verdadeiramente usaria e o que não. Por isso, os publis feitos com a realidade de produtos que você já utiliza ou que fazem parte do seu estilo de vida costumam dar mais retorno.

Relação ganha-ganha

“Oi, me manda uns produtos que eu divulgo.” “Oi, vamos fechar uma parceria ;)”, são duas mensagens bem comuns que os novos influenciadores ou pessoas não profissionais enviam para lojas e marcas. São duas mensagens que você NUNCA deve enviar.

Uma relação ganha-ganha é aquela em que todos envolvidos ganham de alguma forma e isso não é apenas em questão monetária. Existem muitos pontos importantes que uma parceria pode trazer:

  1. Dinheiro (Monetário)
  2. Autoridade
  3. Alcance
  4. Área de atuação

Ou seja, você pode ganhar de muitas formas e pode oferecer para as empresas algo mais do que o Alcance.

Objetivo definido

Qual o objetivo dessa ação/campanha? Isso é extremamente necessário comunicar desde a abordagem. Afinal, como você vai realizar um trabalho se você não sabe para que? É muito mais fácil convencer sua audiência a fazer algo se você sabe o que é.

Divulgar um produto só por divulgar é muito complicado. Como a marca vai medir os resultados daquela ação com você depois?

Métricas

Com o objetivo definido, como vou mostrar para a marca que eu tive resultados? Número de likes em um publi não significa nada se o objetivo não for apenas alcance.

Sempre peça um cupom de desconto para os seus seguidores ou um link trackeado (Basicamente é um link direto) para o produto ou site, assim a empresa poderá saber que os clicks, as compras ou qualquer que seja o objetivo, vieram da sua página.

Hora da abordagem!

Algumas dicas importantes antes de qualquer coisa:

  • Já tenha em mente a proposta
  • Redija um bom email
  • Seja direto
  • Mande um mídia kit atualizado

Sempre envie uma proposta ainda que ela não vá ser realizada, as marcas recebem muito mensagens vazias. Faça um bom email com o mídia kit e não enrole demais, eles recebem MUITOS por dia.

Você está completamente pronto para enviar uma proposta agora e abordar sua primeira parceria!

 

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.