Now Reading
Digital influencers e consumo: qual a relação entre eles?

Digital influencers e consumo: qual a relação entre eles?

Campanhas publicitárias de mídia digital com youtubers, perfis famosos no Instagram e outros digital influencers já não são algo incomum. Apesar disso, muitos ainda não enxergam a relação entre a decisão de compra de uma pessoa e a própria mídia digital.

Quando se está do lado da criação de conteúdo em mídia digital, é difícil ter uma visão geral dessa relação. Seguidores próximos podem compartilhar experiências de consumo diretamente, mas definir seu impacto como influencer digital em grande escala pode ser algo complexo.

Para compreender a relação entre digital influencers e consumo, é preciso entender mais sobre o comportamento desse público na mídia digital. Você sabe qual sua influência na decisão de compra de seu público? Como convencer empresas sobre o poder de sua interação na decisão de compra de pessoas reais? Confira a seguir!

O impacto dos pequenos influencers na mídia digital

Um pensamento comum sobre o impacto dos influenciadores na internet é de que, quanto mais seguidores, maior o engajamento. No entanto, isso não é uma certeza! Na verdade, o número de seguidores não é o único fator que determina isso. Nem o mais importante.

Ter mais seguidores e ampliar o seu alcance é positivo, claro. Mas, ao mesmo tempo, a mídia digital oferece poder para o engajamento segmentado. É possível ser “pequeno” e influenciar efetivamente decisões de compra. Muitos diriam, inclusive, que é mais efetivo focar em pequenos públicos de grande engajamento!

O estudo Influence by the Numbers, da empresa de mídia digital Fullscreen, demonstra a força desse comportamento de consumo. Entre o público entrevistado, 45% experimentaram um produto ou serviço recomendado por pequenos influenciadores, com menos de 250.000 seguidores.

Redes sociais como o Facebook e o Instagram ajudaram a criar uma seleção maior e a destacar influenciadores de seus nichos. Celebridades tradicionais, nesse mundo, têm pouco impacto na decisão de compra de consumidores. São os pequenos e médios influencers digitais que impactam mais fortemente esse processo.

A força do Instagram no engajamento e consumo

Ainda no mesmo estudo, foi descoberto que o Instagram é a rede social que cria maior engajamento entre os entrevistados. Inclusive, posts no Instagram feitos por pequenos influencers, com menos de 250.000 seguidores, geram 86% de seu engajamento total.

Apesar disso, é importante ressaltar que esse engajamento é medido a partir das interações nas redes sociais. A relação de consumo por influencers é diferente dos canais de venda digitais. Por conta disso, é importante considerar todo o conjunto de mídia digital nessa métrica.

Experiências de compra, quando compartilhadas por influenciadores, têm um grande poder na tomada de decisão dos possíveis consumidores. Por isso, o papel do influencer digital está em saber como impactar seu público sem que sua mensagem perca força. Para isso, é preciso se conectar com empresas que estejam alinhadas com essa proposta.

Digital influencers e seu impacto nas decisões de consumo

O chamado consumidor 4.0 espera mais do que efetivar transações comerciais com as marcas, ele quer aprofundar laços e ter um relacionamento mais próximo com as empresas.

Nesse contexto, trabalhar com influenciadores é uma boa alternativa para humanizar a marca e aproximá-la de seu target de forma efetiva.

Os digital influencers, de modo geral, compartilham em seus espaços digitais aspectos de sua vida particular, fazendo uso de linguagem compatível e próxima à de seu público, por meio de sentimentos para provocar empatia e interesse.

Isso faz com que se gere uma percepção de que eles são “gente como a gente”, o que torna sua opinião sobre produtos, serviços e marcas muito mais relevante para as pessoas – uma pesquisa da Sprout Social demonstrou que 74% dos consumidores utilizam suas redes sociais como parâmetro para orientar suas decisões de compra.

E se o seu público de interesse é formado por Millennials – a Geração Y-, trabalhar com digital influencers é ainda mais relevante, visto que eles adicionam valor à sua marca e seu aval é altamente valorizado por essa geração.

Considerações finais

Apesar de métricas de conversão e engajamento serem importantes, não existe fórmula mágica para seu conteúdo ter impacto no consumo. Ter um público engajado ajuda bastante, mas é preciso que haja um foco e relevância ao realizar uma campanha publicitária.

O Instagram é um exemplo de mídia digital que aproximou a rotina de influencers digitais ao seu público. Por conta disso, o poder do influencer digital depende cada vez mais de uma abordagem transparente. Pequenos grupos de consumidores têm maior poder de interação, e esse engajamento afeta no poder de compra.

E então, ficou mais clara a relação entre digital influencers e consumo? Você pensa em adotar essa opção em sua estratégia de marketing? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.