Now Reading
CLUBHOUSE: A REDE SOCIAL DO MOMENTO!

CLUBHOUSE: A REDE SOCIAL DO MOMENTO!

O que é ClubHoube?

Uma boa definição do Clubhouse é uma espécie de “podcast live“: os usuários podem acessar diversas salas e acompanhar conversas de outras pessoas sobre qualquer assunto. Você pode ser chamado para o ‘palco’ e falar ou apenas ficar como ouvinte e ver quais são as outras pessoas que estão dentro da sala. Tudo é por voz: não há textões, curtidas, compartilhamentos, nada disso… ou você está falando ou está escutando alguém.

O incrível é que com esse aplicativo é possível acompanhar conversas soltas com grandes personalidades mundo afora. É o caso de Mark Zuckerberg ou Elon Musk, que apareceram no programa “The Good Time Show”, transmitido no próprio Clubhouse. Demais né?

Vamos entender melhor como funciona?

Ao entrar no app, você marca suas listas de interesses (por temas) e também faz aquele sync básico com sua lista de contatos de outras redes. Dessa forma, a “homepage” do aplicativo vai começar a te mostrar várias salas de bate-papo POR VOZ (sem imagem, sem caixa de comentário, sem like), cada uma falando de um tema.

Os “clubs” – como são chamadas as salas de vídeo – são, na grande maioria, dividas por temas. Mas também é possível criar um espaço livre e apenas chamar seus amigos para conversar e se distrair. Vale ressaltar que, em maiores salas, sempre possui um moderador que está controlando o bate-papo e, em alguns momentos, é possível pedir para falar (abrir seu microfone) ao clicar em um emoji de “mão levantada”. Dependendo das configurações, também é possível um espaço em que todos possam falar sem a autorização do moderador.

Aqui você já tem a sensação de que tem algo diferente com essa rede social, porque ela não te apresenta um feed infinito com posts de pessoas ou empresas tentando se vender (ou te vender). Ou seja, não é sobre pessoas e seus egos. É sobre comunidades e temas de interesse. Ou seja, o aplicativo é como se fosse o maior evento do mundo que cobre TODOS os temas possíveis e cada “sala” é um debate legal do qual você pode fazer parte. 

Até o momento, o limite de ouvintes simultâneos em uma só sala é de 5 mil e não existe a opção de gravar as conversas para ouvi-las previamente. Elas também não ficam salvas dentro do armazenamento da plataforma – com exceção de quando um usuário relata algum abuso dos termos de uso, segundo o app.

Esse aspecto acima é bem interessante, já que por mais que a rede social use mecanismos antigos como grupo e voz , o fato dos conteúdos não ficarem salvos é realmente bem diferente do que os outros apps do mercado como Twitter, Facebook, WhatsApp, LinkedIn, TikTok e Instagram.

Para que serve?

Os tipos de uso são bastante diversos. Basicamente, os principais deles podem ser: reunir pessoas para refletir sobre um assunto interessante, como uma palestra; juntar um grupo de amigos para fazerem coisas juntos e irem comentando; e, até mesmo, servir como uma ferramenta útil para esse padrão de aulas à distância que vivemos atualmente.

Como assim precisa ser convidado?

Diferentemente das outras redes, por enquanto, para que você tenha uma conta dentro do Clubhouse você precisa de um convite, ou então, você se cadastra e precisa que algum amigo/contato seu – que já esteja dentro da rede – te aceite. E, como no momento a rede não é acessível para todos, esse ambiente de escassez gera e aumenta ainda mais o interesse das pessoas. Apesar da exclusividade para a Apple, os desenvolvedores já afirmaram que iriam começar a trabalhar em uma versão para Android.

E você, já está no Clubhouse? O que tá achando do potencial do app para o nosso mercado? Nos conte aqui nos comentários.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.