Now Reading
Como calcular o ROI de campanhas com influencers?

Como calcular o ROI de campanhas com influencers?

Em qualquer planejamento de ação estratégica, seja em campanhas com influenciadores ou não, é necessário avaliar o desempenho e o retorno obtido.

Somente assim será possível verificar o quanto valeu a pena o seu investimento e como ser cada vez mais assertivo perante o seu público de interesse.

Para isso, o chamado Return over Investment, ou Retorno sobre o Investimento, mais conhecido como ROI, é um indicador capaz de identificar quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em cada investimento realizado.

Neste artigo, saiba mais sobre esse indicador e descubra como  calcular o ROI de campanhas com influencers. Acompanhe a seguir.

Campanhas de marketing com digital influencers x ROI

Pesquisas indicam que o marketing de influência possui uma boa taxa de retorno para as empresas. De acordo com um estudo realizado pela agência americana Tomoson, a estratégia gera US$ 6,50 a cada dólar gasto.

Já quando o assunto é rentabilidade, a mesma pesquisa indicou que o poder dos influenciadores na decisão de compra já empata com os resultados do e-mail marketing.

Apesar de os números serem positivos, é preciso entender como medir o retorno de uma campanha de marketing com digital influencers, a fim de detectar os resultados obtidos pela sua ação em específico e identificar gargalos e oportunidades para outras campanhas.

Dicas para calcular o ROI de campanhas com influencers

Para calcular com exatidão o ROI considere principalmente:

Objetivo da campanha

Antes mesmo de iniciar suas campanhas de marketing com digital influencers, você já precisa saber qual é o seu objetivo final.

Aumentar o número de vendas?

Posicionamento de marca?

Aumentar os leads?

Ao saber o seu objetivo final, fica mais fácil fazer as contas para calcular o retorno.

Por exemplo: se a ideia for gerar mais leads, utilize alguma ferramenta que somem os inscritos e rastreie a origem dos cadastros.

Mensuração

Em uma parceria com influenciadores, é comum que muitas ideias venham à mente. No entanto, as perguntas-chave são: essa ação é mensurável? É possível quantificar todos os resultados que ela me trouxe?

Se a resposta for não, pense em outra solução.

See Also

Calculando o ROI de campanhas com influencers

Independentemente do escopo da sua campanha, de modo objetivo, divida o valor investido pelo resultado obtido. Nesse momento, lembre-se de que quanto menor for o custo unitário de um item desejado, melhor o resultado. Por exemplo:

O objetivo final é aumentar em 100% as visitas no site.

A fórmula é simples:

ROI = lucro líquido (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

A dica de ouro para que o resultado seja o melhor possível é escolher cautelosamente qual imagem associar à sua marca.

Na hora de selecionar um influenciador, pense não apenas na afinidade que ele tem com o seu produto e perfil do seu público, mas também repare se seu estilo de vida, atitudes e ideias condizem com os valores que você deseja transmitir pela sua marca.

Por fim, estude o influenciador, verifique o resultado das campanhas que ele já realizou anteriormente, sua aceitação perante o público, etc. Assim, suas chances de sucesso serão ainda maiores!

Você já realizou alguma campanha com influenciadores digitais?

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.