Now Reading
COMO ESCOLHER UM INFLUENCER PARA SUA MARCA

COMO ESCOLHER UM INFLUENCER PARA SUA MARCA

marketing está em constante transformação. Vez ou outra, o segmento encontra novos caminhos para impactar o público e obter resultados satisfatórios. Hoje, uma técnica que tem se mostrado altamente eficaz é a parceria entre uma marca e um influencer. 

Ao adotar essa proposta, muitos empresários e gestores conseguem impulsionar os seus negócios. Mas, para isso, é importante ter muita atenção e escolher a personalidade da web mais adequada para o seu segmento. Caso contrário, as chances de ter um prejuízo financeiro, ou não conquistar bons resultados, são grandes. 

Como queremos que você se dê bem nessa missão, criamos um post exclusivo. Ao longo da leitura, mostraremos algumas dicas valiosas para escolher o melhor influenciador digital e ganhar total notoriedade online. Vamos lá? 

Defina o público que você deseja atingir 

Antes de sair por aí escolhendo os melhores influenciadores digitais do mercado, responda uma pergunta simples: quem você pretende atingir? Para acertar em cheio na parceria, é fundamental definir a sua persona, também conhecida como público-alvo. 

Ou seja, será preciso criar um perfil fictício do seu cliente ideal, considerando algumas questões importantes, como: 

  • faixa etária; 
  • lifestyle; 
  • humor; 
  • formação acadêmica; 
  • localização; 
  • tipo de mídia mais consumido (textos, vídeos ou imagens). 

Quanto mais detalhes listados, mais completo será o seu planejamento estratégico e, consequentemente, maiores as chances de desenvolver uma campanha de sucesso. 

Escolha um influencer que combine com a sua marca 

Com a primeira etapa concluída, chega a hora de colocar a “mão na massa” e procurar possíveis influenciadores digitais para o seu negócio. Comece identificando qual é a rede social mais usada pela sua persona. 

Em seguida, veja quais são os ícones mais presentes nesses canais. Vale lembrar que, nem sempre, aquela celebridade internacionalmente conhecida pode ser uma boa opção. Explicamos: às vezes, compensa mais você firmar parcerias com profissionais da sua cidade — principalmente, se a marca tiver apenas uma franquia na região. 

Durante a busca, não deixe de analisar perfis de usuários que realmente combinem com o seu negócio. Já imaginou como pode ser frustrante desenvolver uma campanha com um influencer X, se o seu público é o Y? Pense nisso! Abaixo, selecionamos também outros fatores que merecem atenção nessa etapa. Veja: 

  • o influenciador é divertido ou mais sério?; 
  • o profissional aborda temas polêmicos ou se envolve em situações conturbadas?; 
  • é uma figura com muitos haters?; 
  • muitas empresas procuram esse usuário para fechar parcerias?; 
  • algum concorrente direto seu já contatou esse profissional? 

Aposte nos microinfluenciadores 

Você já ouviu falar nos microinfluenciadores? Podemos dizer que estes, são usuários com um número mais baixo de seguidores, que gira em torno de 5 mil a 100 mil. Mas afinal, qual é a vantagem de investir nesse tipo de perfil? Explicamos: conforme a quantidade de seguidores de um influencer aumenta, o número de interações diminui. 

Em outras palavras, de nada adianta você investir todo o seu orçamento em um profissional com milhões de seguidores se, no fim das contas, nenhum desses usuários realmente se envolverá nas publicações. Chato, né? 

See Also

Como consequência, qualquer campanha feita com esse usuário não será capaz de render boas conversões. Por outro lado, os microinfluenciadores oferecem valores mais baixos e, de quebra, você terá a oportunidade de atingir pessoas com perfis diferenciados. 

Descubra se você está preparado 

Não tem para onde fugir: toda e qualquer marca precisa estar preparada para o sucesso. Ao investir em uma parceria com um influenciador digital, existem grandes chances da campanha ser um sucesso — quando você menos esperar, centenas de pedidos aparecerão no seu site ou caixa de e-mail. 

Para não sair no prejuízo ou deixar os clientes sem um retorno, elabore um bom planejamento e prepare a sua empresa para o que está por vir. Nessa fase, os pontos que deverão ser lembrados são: 

  • existem produtos suficientes no estoque para realizar as vendas dessa campanha?; 
  • o servidor do seu site está habilitado para um aumento de acessos?; 
  • o seu site é responsivo?; 
  • as suas redes sociais estão preparadas para receber e responder comentários e dúvidas? 

Por último, existem algumas ferramentas que podem ajudar você a encontrar o profissional ideal. Uma das principais é a Post2B — uma plataforma exclusiva para quem deseja contratar influenciadores digitais de forma fácil e rápida. Com ela, você conseguirá escolher os usuários, acompanhar os resultados e realizar todas as atividades com o seu smartphone. Acesse o site e faça um teste! 

E então, ficou claro como encontrar o influencer perfeito para o seu negócio? Deixe um comentário abaixo e divida a sua opinião com a gente!

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.