Now Reading
INFLUENCER DIGITAL: O QUE SABER ANTES DE ACEITAR UM PUBLIPOST

INFLUENCER DIGITAL: O QUE SABER ANTES DE ACEITAR UM PUBLIPOST

Quem deseja trabalhar como influencer digital, já deve ter ouvido falar no famoso publipost, também conhecido como post patrocinado. Nos últimos tempos, esse modelo de conteúdo se tornou um dos principais meios de fazer a divulgação direta de um produto ou serviço nas redes sociais. 

Tanto para as marcas, quanto para os influenciadores, essa alternativa é bastante vantajosa e ajuda ambas as partes a alcançar visibilidade e, claro, faturar mais. No entanto, antes de firmar esse tipo de parceria com uma empresa, é importante se atentar a alguns pontos importantes, como: saber se a marca é relevante, exigir um contrato de trabalho e ser/ ter ética. Caso contrário, é possível que você entre em uma verdadeira cilada e perca a sua credibilidade online. 

Vamos descobrir como evitar essa situação nada agradável? Para ajudar você nessa tarefa, criamos esse artigo com os principais pontos que devem ser analisados antes de fechar negócio. Vem conferir! 

Confira a reputação da marca 

O publipost funciona da seguinte forma: uma marca contrata um influencer digital para produzir um post patrocinado sobre um determinado produto ou serviço. Embora essa estratégia gere pouca aproximação entre ambos, vale a pena conferir a reputação da empresa no mercado. Afinal de contas, pode ser bem desagradável fechar negócio e usar a sua imagem com uma marca manchada ou, até mesmo, com baixa relevância. 

Para ter certeza de que o cliente é seguro, procure analisar o seu ramo de atuação e quais as opiniões do público sobre os produtos ou serviços ofertados. Considere ainda, observar como a sua imagem pode estar relacionada com a da empresa em questão. Uma maneira de facilitar essa etapa é criar uma lista, com todas as características que, para você, são fundamentais em uma marca. Como exemplo, podemos citar algumas. Veja: 

  • tradicionalidade; 
  • originalidade; 
  • comprometimento social; 
  • consistência; 
  • reconhecimento internacional. 

Exija um contrato de prestação de serviços 

Independentemente do seu segmento no mercado, o contrato de prestação de serviços é fundamental para os profissionais terceirizados. Aqui vai um conselho amigo: se você quer evitar dor de cabeça no futuro, evite fechar um contrato verbal — ou seja, no famoso “boca a boca”. 

O ideal é que tudo esteja registrado detalhadamente no papel, para que ambas as partes sejam transparentes e cumpram com as suas obrigações. Além de evitar uma série de conflitos pra lá de desgastantes, essa prática ajuda a solucionar os processos judiciais, uma vez que o contrato pode servir como prova. Em linhas gerais, esse documento é responsável por oficializar a parceria entre uma marca (contratante) e um influencer digital (contratado). 

Na hora de produzir o material, solicite o auxílio de um advogado. Com um especialista no assunto, ficará mais fácil observar se todas as questões importantes foram discriminadas no documento. No caso de um publipost, você precisará especificar as seguintes questões: 

  • tipo de serviço prestado; 
  • responsabilidade de cada uma das partes; 
  • prazos para pagamento; 
  • valor do serviço; 
  • forma de pagamento.   

Alinhe os prazos do publipost por e-mail 

A boa comunicação é a chave do sucesso de qualquer negócio. Por isso, é importante ter todas as propostas, feedbacks e, principalmente, os prazos de entregas, bem alinhados com o contratante. O recomendado é que esse diálogo seja sempre realizado via e-mail. Deste modo, você terá mais facilidade para se organizar e registrar todos os pedidos e informações fornecidas pela marca. 

Se o cliente estiver interessado em fazer mais do que um publipost, invista em tabelas compartilhadas. Atualmente, existem algumas plataformas gratuitas que oferecem essa funcionalidade — como o Google Sheets. 

See Also
Sobrecarga de conteúdo: Você já se sentiu sufocado nas Redes Sociais?

Aproveite e utilize o seu e-mail de contato para outras atividades importantes. Quando falamos sobre os posts patrocinados, um método bastante eficaz é: sempre envie o material para aprovação do cliente. Uns dias do prazo de entrega estipulado pela empresa, encaminhe uma amostra do conteúdo. Esse cuidado é fundamental para que você produza conteúdos mais assertivos e alinhados às expectativas do contratante. 

Jamais perca a sua identidade como influencer digital 

Um dos grandes atrativos de um influenciador digital de sucesso, está na sua personalidade. Os usuários com maior número de seguidores nas redes sociais são autênticos, carismáticos, extrovertidos e atenciosos com o público. 

E o primeiro mandamento para manter uma carreira sólida nesta área é: não perca a sua essência. Muitas vezes, surgem propostas realmente atrativas, mas que, para realizá-las, será preciso abrir mão de alguns traços fortes da sua personalidade. Será que realmente vale a pena? 

Outra recomendação importante, é ter ética em todos os trabalhos. Evite atuar em ações publicitárias que não são transparentes, ou pior, enganosas. Esse deslize só trará prejuízos para o seu histórico na web. Tenha atenção! 

Não tem outra: após essa leitura, você terá mais facilidade para fechar um publipost e fazer com que a sua carreira de influencer digital decole. Curtiu o post e achou as nossas dicas relevantes? Compartilhe essa publicação com os seus amigos nas redes sociais!

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

© POST2B. Todos os direitos reservados.